sexta-feira, 16 de novembro de 2012

PROJETO CEMIG NAS ESCOLAS



PROJETO PEDAGÓGICO

   PERIODO   - 5 ANOS 


 CEMIG NAS ESCOLAS
                                           

          JUSTIFICATIVA:
·         Diante das situações observadas e pesquisadas a nível nacional que afetam diretamente a vida humana, a CEMIG, “Companhia Energética de Minas Gerais” afim de mobilizar a sociedade sobre a escassez da água, o desperdício da energia e o excesso de produção do lixo, promover um encontro com os professores, reconhecendo-os como difusores do conhecimento, formando parcerias e meios para divulgar, semear e multiplicar as ideias de preservações levando em conta a situação atual que acarreta  prejuízos ás gerações futuras.
              
          Tendo em vista as necessidades expostas, a Escola Municipal Pequeno Príncipe abraça essa causa através deste projeto com a finalidade de despertar e sensibilizar as crianças e suas famílias a preservação dos recursos naturais e a utilização dos mesmos de forma consciente.


OBJETIVO GERAL:

·         Divulgar  á escassez concernentes aos recursos naturais e sensibilizar as crianças quanto a necessidade de preservação do meio ambiente para que estes sejam multiplicadores de ideias.

OBJETIVO:

·       *  Conhecer e compreender a importância da preservação do nosso planeta terra.
·     *    Identificar e valorizar a preservação da natureza como parte integrante do nosso ambiente.
·        * Compreender que a água é a necessidade básica para toda a vida no planeta.
·         *Identificar o que acontece quanto ás pessoas utilizar mais água do que natureza  pode fornecer.
·        * Discutir como a escola pode diminuir o consumo de água e, que medidas podem ser levadas para casa como continuidade do processo de conscientização do seu uso.
·         *Desenvolver com nossos alunos atividades que ajudem a conscientizar a família quanto á necessidade de economizar energia elétrica através do consumo adequado.
·        * Reduzir o desperdício de água e energia elétrica.
·       *  Reconhecer a importância da seleção de lixo, da preservação e despoluição dos rios, dos alimentos naturais etc.
·        * Desenvolver o interesse pelo gosto da leitura e escrita através de palavras e pequenos textos , ainda que não seja  na forma convencional.
·        * Compreender diferenças entre o sistema de escrita e outras formas gráficas de representação.
·       *  Conhecer e diferenciar vogais de consoantes.
·       *  Dominar a  sequência alfabética.
·       *  Compreender o funcionamento da escrita dos números e realizar contagens.
·        * Desenvolver os conceitos matemáticos, para que possam reconhecer identificar e executar as atividades propostas.
·       *  Identificar antecessor e sucessor de números e letras.
·      *   Refletir sobre á natureza levando em conta o dia da árvore.

CONTEÚDOS:

·         O  “Planeta Terra” (nosso meio ambiente) água, energia e lixo (do nosso planeta).
_ Energia de onde vem e como chega até a casa; fontes da água e sua utilização preservação da água (desperdício escassez).
·         Reciclagem do lixo.
·         Leitura e interpretação oral e escrita de palavras e pequenos textos;com ajuda do professor.
·         Alfabeto, vogais e consoantes.
·         Conceito matemáticos;
·         Sequência lógica 0 á 9_antecessor e sucessor.
·         Dia da árvore.

METODOLOGIAS:

·         *Oralidade.
·        * Roda de conversa: refletir sobre o tema abordado (planeta terra, água, energia, lixo etc.).
·         *Texto.
·      *   Música.
·     *   Leitura e interpretação oral e escrita.
·        * Explorar o alfabeto  móvel.
·      *  Bingo com letras.
·      *   Contagem de elementos de conjuntos , usa os dedos, distribuir tampinhas e palitos e outros.
  
·      
AVALIAÇÃO:

·         Constante observação durante todo período de realização do projeto.
·         Observar os alunos durante todas as atividades se teve interesse, participação nas execução das atividades propostas.
·          Verificar se houve um despertar ecológico no sentido de reflexão quanto ao amor e cuidado com a Natureza.





PROFESSORA:
                 TIA SANDRA IZABEL DIAS

“SER EDUCADOR É SER POETA DO AMOR”
   AUGUSTO CURY

 REUNIÃO DE PAIS E MESTRES  COMO CULMINÂNCIA DO PROJETO  "CEMIG NAS            ESCOLAS ", TENDO COMO OBJETIVO A PARCERIA ENTRE AMBOS PARA  CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE , ECONOMIA DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA.

                 ABERTURA DA REUNIÃO DE PAIS E MESTRES SOBRE O PROJETO
                 "CEMIG NAS ESCOLAS" POR  MARIA LÚCIA TEIXEIRA CARMO.



                    EXPLANAÇÃO DA PARTE PEDAGÓGICA DA ESCOLA PELA SUPERVISORA PEDAGÓGICA VIVIANE DIAS E PARTICIPAÇÃO DA PROFESSORA  MAURA EXPLICANDO O OBJETIVO DA PARCERIA  "CEMIG NAS ESCOLAS" .   


GINCANA COM A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS
NA REUNIÃO  


           TRABALHOS REALIZADOS COM AS CRIANÇAS EM SALA DE AULA.

Crianças confeccionando o ímã de geladeira 
Tia Anizeth e sua turma apresentando as dicas de economia da energia elétrica 
Tia Danyela e sua turma se divertindo com um dos jogos , material doado pela CEMIG.
Alunos de Tia Jucilda lendo e discutindo os assuntos estudados com o projeto em questão.



LEMBRANCINHA PARA OS PAIS CONFECCIONADAS PELAS CRIANÇAS DE 5 ANOS.( ÍMA DE GELADEIRA CONTENDO AS DICAS DE CONSERVAÇÃO DA ENERGIA ELÉTRICA.
CARTAZES CONFECCIONADOS PELAS CRIANÇAS 
SOBRE O ASSUNTO TRABALHADO. 


TEATRO APRESENTADO PELA TURMA DE TIA JUCILDA 

SE PRESERVAR, OS RECURSOS NÃO IRÃO ACABAR.



ESPERAMOS QUE TENHAM GOSTADO !
POSTAREMOS AS ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROJETO .