PROJETO
PEDAGÓGICO
2º PERIODO -
5 ANOS
CEMIG
NAS ESCOLAS
JUSTIFICATIVA:
·
Diante das situações observadas e
pesquisadas a nível nacional que afetam diretamente a vida humana, a CEMIG, “Companhia Energética de Minas Gerais” afim de mobilizar a sociedade sobre a escassez da água, o desperdício
da energia e o excesso de produção do lixo, promover um encontro com os
professores, reconhecendo-os como difusores do conhecimento, formando parcerias
e meios para divulgar, semear e multiplicar as ideias de preservações levando
em conta a situação atual que acarreta
prejuízos ás gerações futuras.
Tendo em vista as necessidades expostas, a Escola Municipal Pequeno
Príncipe abraça essa causa através deste projeto com a finalidade de despertar
e sensibilizar as crianças e suas famílias a preservação dos recursos naturais
e a utilização dos mesmos de forma consciente.
OBJETIVO GERAL:
·
Divulgar
á escassez concernentes aos recursos naturais e sensibilizar as crianças
quanto a necessidade de preservação do meio ambiente para que estes sejam
multiplicadores de ideias.
OBJETIVO:
· * Conhecer e compreender a importância da
preservação do nosso planeta terra.
· * Identificar e valorizar a preservação da
natureza como parte integrante do nosso ambiente.
· * Compreender que a água é a necessidade
básica para toda a vida no planeta.
· *Identificar o que acontece quanto ás pessoas
utilizar mais água do que natureza pode
fornecer.
· * Discutir como a escola pode diminuir o
consumo de água e, que medidas podem ser levadas para casa como continuidade do
processo de conscientização do seu uso.
· *Desenvolver com nossos alunos atividades que
ajudem a conscientizar a família quanto á necessidade de economizar energia
elétrica através do consumo adequado.
· * Reduzir o desperdício de água e energia
elétrica.
· * Reconhecer a importância da seleção de lixo,
da preservação e despoluição dos rios, dos alimentos naturais etc.
· * Desenvolver o interesse pelo gosto da
leitura e escrita através de palavras e pequenos textos , ainda que não seja na forma convencional.
· * Compreender diferenças entre o sistema de
escrita e outras formas gráficas de representação.
· * Conhecer e diferenciar vogais de consoantes.
· * Dominar a
sequência alfabética.
· * Compreender o funcionamento da escrita dos
números e realizar contagens.
· * Desenvolver os conceitos matemáticos, para
que possam reconhecer identificar e executar as atividades propostas.
· * Identificar antecessor e sucessor de números
e letras.
· * Refletir sobre á natureza levando em conta o
dia da árvore.
CONTEÚDOS:
·
O “Planeta Terra” (nosso meio ambiente) água,
energia e lixo (do nosso planeta).
_ Energia de onde vem e como chega até a
casa; fontes da água e sua utilização preservação da água (desperdício
escassez).
·
Reciclagem do lixo.
·
Leitura e interpretação oral e escrita de
palavras e pequenos textos;com ajuda do professor.
·
Alfabeto, vogais e consoantes.
·
Conceito matemáticos;
·
Sequência lógica 0 á 9_antecessor e
sucessor.
·
Dia da árvore.
METODOLOGIAS:
· *Oralidade.
· * Roda de conversa: refletir sobre o tema
abordado (planeta terra, água, energia, lixo etc.).
· *Texto.
· * Música.
· *
Leitura e interpretação oral e escrita.
· * Explorar o alfabeto móvel.
· * Bingo com letras.
· * Contagem de elementos de conjuntos , usa os
dedos, distribuir tampinhas e palitos e outros.
·
AVALIAÇÃO:
·
Constante observação durante todo período de realização
do projeto.
·
Observar os alunos durante todas as
atividades se teve interesse, participação nas execução das atividades
propostas.
·
Verificar se houve um despertar ecológico no
sentido de reflexão quanto ao amor e cuidado com a Natureza.
PROFESSORA:
TIA SANDRA IZABEL DIAS
“SER EDUCADOR É SER POETA DO AMOR”
AUGUSTO CURY
REUNIÃO DE PAIS E MESTRES COMO CULMINÂNCIA DO PROJETO "CEMIG NAS ESCOLAS ", TENDO COMO OBJETIVO A PARCERIA ENTRE AMBOS PARA CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE , ECONOMIA DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA.
ABERTURA DA REUNIÃO DE PAIS E MESTRES SOBRE O PROJETO
"CEMIG NAS ESCOLAS" POR MARIA LÚCIA TEIXEIRA CARMO.
ABERTURA DA REUNIÃO DE PAIS E MESTRES SOBRE O PROJETO
"CEMIG NAS ESCOLAS" POR MARIA LÚCIA TEIXEIRA CARMO.
EXPLANAÇÃO DA PARTE PEDAGÓGICA DA ESCOLA PELA SUPERVISORA PEDAGÓGICA VIVIANE DIAS E PARTICIPAÇÃO DA PROFESSORA MAURA EXPLICANDO O OBJETIVO DA PARCERIA "CEMIG NAS ESCOLAS" .
GINCANA COM A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS
NA REUNIÃO
Crianças confeccionando o ímã de geladeira
Tia Anizeth e sua turma apresentando as dicas de economia da energia elétrica
Tia Danyela e sua turma se divertindo com um dos jogos , material doado pela CEMIG.
Alunos de Tia Jucilda lendo e discutindo os assuntos estudados com o projeto em questão.
LEMBRANCINHA PARA OS PAIS CONFECCIONADAS PELAS CRIANÇAS DE 5 ANOS.( ÍMA DE GELADEIRA CONTENDO AS DICAS DE CONSERVAÇÃO DA ENERGIA ELÉTRICA.
CARTAZES CONFECCIONADOS PELAS CRIANÇAS SOBRE O ASSUNTO TRABALHADO. |
TEATRO APRESENTADO PELA TURMA DE TIA JUCILDA
SE PRESERVAR, OS RECURSOS NÃO IRÃO ACABAR.
ESPERAMOS QUE TENHAM GOSTADO !
POSTAREMOS AS ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROJETO .