Projeto Era uma vez...
Conte outra vez...
Educação Infantil – 2º período
ABRIL - 2012
“Educar é impregnar de
sentido o que fazemos a cada instante!”
Apresentação:
Como é gostoso ouvir histórias!Conhecer novos personagens, viajar por lugares ainda desconhecidos, viver inúmeras aventuras…
É por esse universo mágico da leitura, que o 2º Período viaja em busca de novos conhecimentos através de diversões e encantamentos renascentes no contato com historias clássicas do mundo infantil.
Ao se deliciarem com as narrativas ouvidas, os alunos, que já se encontram no processo de pré-alfabetização, dividem com as professoras o papel de leitor. Mesmo os que ainda não dominam efetivamente o código escrito viaja pela literatura, inventam histórias através das imagens ou reproduzem os textos que sabem de memória.
Este é um trabalho lúdico que irá contribuir para a ampliação do repertório e o desenvolvimento do gosto pela leitura, auxiliando na construção da competência leitora e futuramente escritora de nossos alunos, preparando-os para a compreensão de diferentes linguagens, interpretação e interação com o que está ao seu redor propiciando-os a adaptação e construção de opiniões em seus contatos com diversos ambientes e pessoas.
Justificativa:
As pesquisas mostram que as crianças pequenas pensam no texto escrito muito antes que imaginamos.
À medida que vão operando com a escrita vão entendendo como ela funciona.
A parceria da palavra com a imagem da literatura possibilita a sensibilização do ser poético na infância. Com isso, os leitores iniciantes costumam folhear livro, revistas, procurando ler imagens e criar enredos de acordo com a sua capacidade criadora.
Nesse momento lúdico do ato de ler, é indispensável a mediação do professor , envolvendo-se numa disponibilidade de emoções.
A leitura e escrita são instrumentos básicos para o ingresso e a participação na sociedade em que vivemos. Instrumentos esses necessários para a compreensão e a realização da comunicação do homem na sociedade contemporânea.
Em face ao mês de abril em que se comemora o dia internacional do livro infantil, o corpo docente do 2º período da Pequeno Príncipe projetaram os trabalhados didáticos com um enfoque nas historias infantis com a finalidade de despertar nas crianças o prazer pela leitura e escrita, como processo de busca, interatividade e descobrimentos ampliando assim seu conhecimento de mundo, o desenvolvimento da oralidade e o nível cultural.
Objetivo Geral:
Propiciar à criança o conhecimento, o desenvolvimento, a cultura, a interpretação , a criatividade e a interação com o universo literário, favorecendo o desenvolvimento das suas capacidades lingüísticas, favorecendo assim o resgate da literatura a partir dos grandes escritores infantis, bem como despertar e desenvolver o gosto pela leitura. Constituindo-se estes os objetivos principais do trabalho realizado com esse projeto.
Objetivos específicos
*Despertar o interesse em apreciar , ouvir, contar e recontar historia.
*Respeitar
as diversas formas de expressão oral manifestada pelas pessoas.
*Realizar inferências,
formular hipóteses e retirar informações de um texto
*Explorar as possibilidades
de gestos , movimentos e ritmos corporais para expressar-se
*Explorar o pensamento, a
sensibilidade , a imaginação ,a percepção,a intuição, a cognição e o raciocínio
através das capacidades artísticas da criança;
*Refletir sobre as suas ações
diárias em relação a sua saúde o que engloba cuidado e preservação com o meio
ambiente e com a higiene;
*Destacar e compreender o
significado de cada data comemorativa dos meses de abril e maio exploradas pela
professora.
*Desenvolver nas crianças a expressão corporal, coordenação, organização
espacial , disciplina e trabalho em equipe de acordo com as atividades
propostas pela professora;
*Explorar na criança a arte
de experienciar muitos e novos sentimentos desde a alegria das vitórias e
conquistas ate o sabor da derrota e da perda , sendo valorizada cada
manifestação e expressão dos sentimentos;
*Possibilitar às crianças
experiências de narrativas , de apreciação interação com a linguagem oral e
escrita , e o convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
* Compreender a paisagem
local , identificando as semelhanças e diferenças da vida no campo e na cidade;
*Localizar , observar, e
diferenciar os tipos de moradia , valorizando-a como um lugar de proteção e
convívio familiar;
*Conhecer a vida de uma tribo
indígena , respeitando as diversas expressões culturais;
*Recriar em contextos
significativos para as crianças , relações quantitativas , medidas , formas e
orientações , espaço temporais;
Linguagem oral /escrita e Literatura
-Expressão
verbal
-Reconto de histórias
-Ampliação do vocabulário
-Noções temporais
-Estruturação da linguagem
-Produção livre de desenho e
escrita
-Narração de fatos
-Produção textual individual
e coletiva
-Leitura oral de gêneros
textuais instrucionais
-Datas comemorativas do mês
de abril e maio
-Clássicos infantis;
-Músicos de Bremem ;
-Rapunzel;
-A Bela e a Fera;
-João e Maria;
-Branca de Neve;
-Os três porquinhos
-Maria vai com as outras
-Cinderela e outros
-Pseudoleitura /
Pseudoescrita
-Interpretações pessoais
Metodologias
*Oralidade
* Hora da historia: contar e recontar historia;
*Interpretação e
exposição oral e escrita da
história trabalhada
* Rodízio de livros;
* Caixa surpresa;
* Encenação de contos em um pequeno auditório;
* Produzir historias escritas
com a ajuda do professor .
* Realizar excursão pelas ruas para exploração
e localização de diferentes espaços;
* Manuseio de livros diversos;
* Exploração de diversos gêneros textuais
identificando a estrutura composicional
de texto ;
*Recorte, colagem e modelagem
*alfabeto móvel
* Desenho livre ;
* Produzir texto oralmente;
* Manuseio de objetos para comparação de suas
formas , espaço, e cores;
* Musicas contextualizadas;
* Utilização de fotos , relatos e outros
registros para observação de mudanças ocorridas na paisagem (ambiente poluído e
saudável);
* Através de gravuras e relatos do convívio,
trabalhar as diferenças entre o meio rural e
o meio urbano;
* Observar e comparar diversos objetos e
espaços para identificar semelhanças e diferenças ;
*Através de fotos e gravuras
conhecer e diferenciar os diversos tipos de moradia
* Ginástica historiada;
* Brincar com rimas em musicas , parlendas
objetos concretos;
* Atividades xerografadas;
* Dramatização com fantoches;
* Filmes:
-Músicos de Bremem ;
-Rapunzel;
-A Bela e a Fera;
-João e Maria;
-Branca de Neve;
-Os três porquinhos
-Maria vai com as outras
-Cinderela e outros
Avaliação:
No processo avaliativo todas as
observações são válidas perante o desenvolvimento da criança.
Dependendo da situação, o professor
poderá desenvolver atividades que estimule determinadas habilidades que necessitarão
ser trabalhadas durante a execução desse projeto .
Nesse
processo avaliativo o professor deverá priorizar as habilidades físicas, emocionais e sociais, levando em consideração o grau do
desenvolvimento cognitivo da criança diante das atividades proposta, que ao
final será relatada no conselho de classe em documento proposto e exigido pela
entidade escolar.
Culminância
Finalizaremos este projeto com uma reunião
para os pais que serão exibidas através do projetor de imagens as fotografias
dos trabalhados realizados pelos alunos ao longo da excussão do projeto bem
como a entrega dos trabalhos confeccionados e apresentações realizadas pelas crianças do projeto
realizado.
Professoras:
Sandra
Danyela
Maura
Anizete
Jucilda
Supervisoras Pedagógicas:
Viviane
N. Gonçalves
Lucia
Machado Teixeira
“Não basta saber ler que
Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu
contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse
trabalho.”
Paulo Freire
DESENHOS PARA COLORIR: