terça-feira, 6 de novembro de 2012

Projeto Pedagógico Higiene Bucal em Tempo de Festa 2º Período


(este projeto foi  executado no mês de junho)


Duração: 10 dias
Justificativa:
 Estamos no mês de junho e começam as comemorações das Festas Juninas. ensaiar as  danças típicas, enfeitar a escola... Chega o dia da festa e pronto! O que fica disso para as crianças?


 Qual o significado dos festejos juninos? A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica, cantigas populares, músicas juninas e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará às crianças num mundo de festas sem se esquecer dos cuidados com si próprio. E por se preocupar com si próprio coube ao corpo docente e administradores da entidade escolar desenvolver esse projeto para promover  um trabalho de qualidade referente as festa juninas e engajar juntamente com as festividades a necessidade de prevenir e cuidar da higiene bucal logo que todas crianças gostam de guloseimas e muitos não sabem se cuidar corretamente. As informações transmitidas e as ações executadas pelos envolvidos neste projeto servirão para minimizar ou sanar as possíveis enfermidades que podem comprometer a saúde bucal, como: a banguelice, as feridas, as cáries, o mau hálito não só na escola, bem como no contexto familiar.

Objetivo geral:
O objetivo principal desse projeto é enriquecer o conhecimento das crianças quanto aos costumes das festas juninas através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação dos seus conhecimentos através de atividades diversificadas, brincadeiras e apresentações características à festa junina  e através do momento festivo propor às crianças hábitos de higiene bucal depois das principais refeições do dia. Estimulando-lhes o interesse em manter a dentição e a boca saudáveis tendo em vista a importância da escovação para uma saúde bucal perfeita.

Objetivos específicos:

  • Reconhecer a importância da escovação dos dentes, para prevenir as cáries;
  • Entender a necessidade de se ter bons hábitos de higiene bucal;
  • Reconhecer quais são os amigos e inimigos dos dentes;
  •  Demonstrar as maneiras corretas de escovar os dentes;
·         Desenvolver hábitos de higiene bucal;
·         Promover o conhecimento dos prejuízos causados com a má escovação  e o retardamento da escovação depois das refeições;
·         Conhecer, identificar e desenvolver a conscientização referente a necessidade de ir sempre ao dentista e preocupar-se sempre com o bom hálito.
·         Reconhecer que a saúde começa pela boca e que para ter um sorriso bonito é preciso cuidar dos nossos dentes;
·         Resgatar a cultura brasileira por meio das festas juninas;
·         Propiciar à criança a incorporação de  normas de conduta social, costumes, e convenções que fazem parte da cultura em que vive e que são exigidos no processo de adaptação do sujeito a sociedade a que pertence;
·         Expressar-se oralmente a fim de possibilitar experiências, conhecimentos  e interações respeitando as diferenças regionais.
·         Interessar-se por escrever e ler palavras ainda que de forma convencional;
·         Conhecer e identificar diversos gêneros textuais discriminando suas funções sociais;
·         Desenvolver o raciocínio lógico e a expressão oral e verbal através das atividades propostas sobre os temas em questão;
·         Promover a desenvoltura da coordenação motora  e percepção visual e auditiva através dos textos e músicas.
·         Propiciar à criança a desenvoltura dos  valores culturais e noções de cidadania;
·         Identificar quantidades, números, cores e gráficos referente aos temas trabalhados.





Conteúdos:

Linguagem oral, leitura e escrita:
·         Leitura interpretações de texto oral e escrito ( informativos e instrucionais);
·         Gêneros textuais (rótulos e  embalagens)
·         Unidades fonológicas (rima,silaba final e inicial, letras);
·         Escrita e leitura espontânea de palavras contextualizadas;

Matemática:
·         Contagem oral  e escrita dos números de 0 a 9;
·         Cores e formas geométricas;
·         Gráficos, quantidades e conjuntos;
·         Conceitos básicos;
·         Resolução de problemas (envolvendo adição);

Sociedade:
·         As tradições juninas;
·         Os cuidados com fogos de artifícios;
·         Direitos e deveres ao cuidar dos dentes;
·         Diferença entre o estilo de vida do  morador do campo e da cidade;

Natureza:
·         Higiene bucal e cuidado com os dentes em tempos de festa;
·         Cárie;
·         Alimentação saudável;
·         Poluição ambiental e sonora;

Identidade e autonomia:
·         Tradições e costumes;;
·         Higiene bucal (aparência e autoestima);
·         Socialização;

Música e movimento:
·         Cantigas  populares;
·         Músicas juninas;
·         Danças típicas;
·         Representações musicais;

Artes:
·         Encenações, danças, ornamentação da escola, confecção de bandeirinhas, convites, barraquinhas;
·         Histórias informativas envolvendo fantoches ( família bucal);
·         Encenação de pequeno teatro (o caipira e o cuidado com a dentição);
·         Confeccionar trabalhinhos sobre Festa Junina
·         Música, pinturas, ornamentações etc.
Metodologias:
·         Roda de conversa a fim de desenvolver hábitos para a preservação e cuidado bucal;
·         Conversar sobre a festa junina e costumes e tradições (vestimentas, comidas típicas e cantigas).
·         Falar com as crianças sobre a festa junina, se sabem o que é, se já viram e foram em alguma.
·         Trabalhar com  músicas  de São João, cantigas populares, teatro de fantoches, textos informativos  sobre prevenção e higiene bucal, rótulos de produtos de higiene, receitas, textos fatiados explorando o conhecimento das crianças  e enriquecendo-as com  novas informações contextualizadas interdisciplinada através de autoditados, cruzadinhas,  desenhos, pinturas, recortes e etc.
·         Atividades xerografadas  e espelho para a contar a quantidade de dentes existentes na própria boca, ampliando o conhecimento da criança referente a autoestima  e aprendendo a cuidar da aparência.
·          Ouvir e recontar as histórias contadas sobre a “cárie e o mau hálito” e desenvolver as atividades propostas;
·         Utilizar raciocínio e lógica nas questões matemáticas de forma contextualizada interdisciplinando  também a coordenação motora coerente com os temas trabalhados.
·         Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram;
·         Desenvolver trabalhos criativos com as formas geométricas, cores, envolvendo gráficos e conjuntos  referentes aos trabalhos propostos sobre o tema em estudo.
·         Ler ainda que de forma não convencional as letras de canções juninas  escolhidas ;
·         Elaborar listas do que tem nas festas juninas;
·         Construir a noção de tempo a partir de vivências e atividades propostas;
·         Propor às crianças cantarem uma música: rápido, devagar, com a boca aberta, bem alto, bem baixinho, com a boca fechada, com os dentes cerrados, com a língua de fora, fazendo biquinho, chorando, rindo, imitando a voz da bruxa, do lobo, da criancinha, do anão, do gigante, dizendo segredo..., para que as crianças percebam as qualidades do som.
·         Ensaiar representações musicais para ser apresentadas na festa da escola.
·         Promover um momento dançante na escola para que desenvolvam a socialização;
·         Pesquisar as conseqüências desastrosas dos fogos de artifícios e balões usados para alegrar as festas juninas;
·         Observação e percepção das mudanças que ocorrem na paisagem local, conforme a variação do dia e da noite, a sucessão das estações do ano, a passagem dos meses e dos anos, a época das festas etc., para que elas aprendam a estabelecer relações entre essas mudanças.
·          Estabelecer as diferenças entre a vivencia do homem do campo e da cidade conhecer a poluição ambiental e sonora através das próprias vivencias, gravuras e historinhas;
·         Promover atividades que estabeleçam as diferenças entre as  comidas típicas das festas juninas com uma alimentação saudável ( do dia-a-dia), destacando os deveres das pessoas em fazer uma escovação correta para uma saúde bucal perfeita;
·         Ornamentar a escola com o tema festa junina;
·         Promover uma palestra com um profissional da área da saúde bucal para as crianças entenderem melhor a conservação dos dentes;
RECURSOS DIDÁTICOS:
·         Fantoches
·         Tinta
·         Papel diversificado
·         Projetor de imagens
·         Som
·         CD, DVD e pen drive
·         Livros
·         Folhas xerografadas
·         Gravuras
·         Revistas
·         Livros
·         Cola
·         Tesoura
·         Rótulos
·         Palestra
Avaliação:
A avaliação será feita através da observação do professor sobre os aspectos sociais, emocionais e cognitivos da criança baseando sua desenvoltura em todas as atividades propostas.
Culminância:
Realização de uma palestra com um profissional da área da saúde sobre higiene bucal  realização de uma festa na Escola Municipal Pequeno Príncipe com apresentações, barraquinhas, pescarias  e etc
Professores:
ü  Anizeth
ü  Danyela
ü  Maura
ü  Jucilda
ü  Sandra

EEB: Viviane Dias Nogueira Gonçalves