Duração: 10 dias
Justificativa:
Estamos no
mês de junho e começam as comemorações das Festas Juninas. ensaiar as danças típicas, enfeitar a escola... Chega o
dia da festa e pronto! O que fica disso para as crianças?
Qual o significado dos festejos juninos? A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica, cantigas populares, músicas juninas e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará às crianças num mundo de festas sem se esquecer dos cuidados com si próprio. E por se preocupar com si próprio coube ao corpo docente e administradores da entidade escolar desenvolver esse projeto para promover um trabalho de qualidade referente as festa juninas e engajar juntamente com as festividades a necessidade de prevenir e cuidar da higiene bucal logo que todas crianças gostam de guloseimas e muitos não sabem se cuidar corretamente. As informações transmitidas e as ações executadas pelos envolvidos neste projeto servirão para minimizar ou sanar as possíveis enfermidades que podem comprometer a saúde bucal, como: a banguelice, as feridas, as cáries, o mau hálito não só na escola, bem como no contexto familiar.
Qual o significado dos festejos juninos? A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica, cantigas populares, músicas juninas e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará às crianças num mundo de festas sem se esquecer dos cuidados com si próprio. E por se preocupar com si próprio coube ao corpo docente e administradores da entidade escolar desenvolver esse projeto para promover um trabalho de qualidade referente as festa juninas e engajar juntamente com as festividades a necessidade de prevenir e cuidar da higiene bucal logo que todas crianças gostam de guloseimas e muitos não sabem se cuidar corretamente. As informações transmitidas e as ações executadas pelos envolvidos neste projeto servirão para minimizar ou sanar as possíveis enfermidades que podem comprometer a saúde bucal, como: a banguelice, as feridas, as cáries, o mau hálito não só na escola, bem como no contexto familiar.
Objetivo geral:
O objetivo principal desse projeto é enriquecer o conhecimento das
crianças quanto aos costumes das festas juninas através de atividades lúdicas e
prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos, oferecendo-lhes
oportunidade de descontração, socialização e ampliação dos seus conhecimentos
através de atividades diversificadas, brincadeiras e apresentações
características à festa junina e através
do momento festivo propor às crianças hábitos de higiene bucal depois das
principais refeições do dia. Estimulando-lhes o interesse em manter a dentição e a boca saudáveis tendo em vista a importância da
escovação para uma saúde bucal perfeita.
Objetivos específicos:
- Reconhecer
a importância da escovação dos dentes, para prevenir as cáries;
- Entender
a necessidade de se ter bons hábitos de higiene bucal;
- Reconhecer
quais são os amigos e inimigos dos dentes;
- Demonstrar as maneiras corretas de
escovar os dentes;
·
Desenvolver
hábitos de higiene bucal;
·
Promover
o conhecimento dos prejuízos causados com a má escovação e o retardamento da escovação depois das
refeições;
·
Conhecer,
identificar e desenvolver a conscientização referente a necessidade de ir
sempre ao dentista e preocupar-se sempre com o bom hálito.
·
Reconhecer que a saúde começa pela boca
e que para ter um sorriso bonito é preciso cuidar dos nossos dentes;
·
Resgatar
a cultura brasileira por meio das festas juninas;
·
Propiciar
à criança a incorporação de normas de
conduta social, costumes, e convenções que fazem parte da cultura em que vive e
que são exigidos no processo de adaptação do sujeito a sociedade a que
pertence;
·
Expressar-se
oralmente a fim de possibilitar experiências, conhecimentos e interações respeitando as diferenças regionais.
·
Interessar-se
por escrever e ler palavras ainda que de forma convencional;
·
Conhecer
e identificar diversos gêneros textuais discriminando suas funções sociais;
·
Desenvolver
o raciocínio lógico e a expressão oral e verbal através das atividades propostas
sobre os temas em questão;
·
Promover
a desenvoltura da coordenação motora e
percepção visual e auditiva através dos textos e músicas.
·
Propiciar
à criança a desenvoltura dos valores culturais
e noções de cidadania;
·
Identificar
quantidades, números, cores e gráficos referente aos temas trabalhados.
Conteúdos:
Linguagem oral, leitura e
escrita:
·
Leitura
interpretações de texto oral e escrito ( informativos e instrucionais);
·
Gêneros
textuais (rótulos e embalagens)
·
Unidades
fonológicas (rima,silaba final e inicial, letras);
·
Escrita
e leitura espontânea de palavras contextualizadas;
Matemática:
·
Contagem
oral e escrita dos números de 0 a 9;
·
Cores
e formas geométricas;
·
Gráficos,
quantidades e conjuntos;
·
Conceitos
básicos;
·
Resolução
de problemas (envolvendo adição);
Sociedade:
·
As
tradições juninas;
·
Os
cuidados com fogos de artifícios;
·
Direitos
e deveres ao cuidar dos dentes;
·
Diferença
entre o estilo de vida do morador do
campo e da cidade;
Natureza:
·
Higiene
bucal e cuidado com os dentes em tempos de festa;
·
Cárie;
·
Alimentação
saudável;
·
Poluição
ambiental e sonora;
Identidade
e autonomia:
·
Tradições
e costumes;;
·
Higiene
bucal (aparência e autoestima);
·
Socialização;
Música
e movimento:
·
Cantigas populares;
·
Músicas
juninas;
·
Danças
típicas;
·
Representações
musicais;
Artes:
·
Encenações,
danças, ornamentação da escola, confecção de bandeirinhas, convites,
barraquinhas;
·
Histórias
informativas envolvendo fantoches ( família bucal);
·
Encenação
de pequeno teatro (o caipira e o cuidado com a dentição);
·
Confeccionar trabalhinhos sobre Festa
Junina
·
Música, pinturas, ornamentações etc.
Metodologias:
·
Roda
de conversa a fim de desenvolver hábitos para a preservação e cuidado bucal;
·
Conversar
sobre a festa junina e costumes e tradições (vestimentas, comidas típicas e
cantigas).
·
Falar com
as crianças sobre a festa junina, se sabem o que é, se já viram e foram em
alguma.
·
Trabalhar
com músicas de São João, cantigas populares, teatro de
fantoches, textos informativos sobre prevenção
e higiene bucal, rótulos de produtos de higiene, receitas, textos fatiados explorando
o conhecimento das crianças e
enriquecendo-as com novas informações contextualizadas
interdisciplinada através de autoditados, cruzadinhas, desenhos, pinturas, recortes e etc.
·
Atividades
xerografadas e espelho para a contar a
quantidade de dentes existentes na própria boca, ampliando o conhecimento da criança
referente a autoestima e aprendendo a
cuidar da aparência.
·
Ouvir e recontar as histórias contadas sobre a “cárie e o mau hálito”
e desenvolver as atividades propostas;
·
Utilizar
raciocínio e lógica nas questões matemáticas de forma contextualizada
interdisciplinando também a coordenação
motora coerente com os temas trabalhados.
·
Identificar
números nos diferentes contextos em que se encontram;
·
Desenvolver
trabalhos criativos com as formas geométricas, cores, envolvendo gráficos e
conjuntos referentes aos trabalhos
propostos sobre o tema em estudo.
·
Ler ainda
que de forma não convencional as letras de canções juninas escolhidas ;
·
Elaborar listas do que
tem nas festas juninas;
·
Construir a noção de
tempo a partir de vivências e atividades propostas;
·
Propor às crianças cantarem uma música: rápido,
devagar, com a boca aberta, bem alto, bem baixinho, com a boca fechada, com os
dentes cerrados, com a língua de fora, fazendo biquinho, chorando, rindo,
imitando a voz da bruxa, do lobo, da criancinha, do anão, do gigante, dizendo
segredo..., para que as crianças percebam as qualidades do som.
·
Ensaiar representações
musicais para ser apresentadas na festa da escola.
·
Promover um momento
dançante na escola para que desenvolvam a socialização;
·
Pesquisar
as conseqüências desastrosas dos fogos de artifícios e balões usados para
alegrar as festas juninas;
·
Observação
e percepção das mudanças que ocorrem na paisagem local, conforme a variação do
dia e da noite, a sucessão das estações do ano, a passagem dos meses e dos
anos, a época das festas etc., para que elas aprendam a estabelecer relações
entre essas mudanças.
·
Estabelecer
as diferenças entre a vivencia do homem do campo e da cidade conhecer a
poluição ambiental e sonora através das próprias vivencias, gravuras e
historinhas;
·
Promover
atividades que estabeleçam as diferenças entre as comidas típicas das festas juninas com uma
alimentação saudável ( do dia-a-dia), destacando os deveres das pessoas em
fazer uma escovação correta para uma saúde bucal perfeita;
·
Ornamentar
a escola com o tema festa junina;
·
Promover
uma palestra com um profissional da área da saúde bucal para as crianças
entenderem melhor a conservação dos dentes;
RECURSOS
DIDÁTICOS:
·
Fantoches
·
Tinta
·
Papel diversificado
·
Projetor de imagens
·
Som
·
CD, DVD e pen drive
·
Livros
·
Folhas xerografadas
·
Gravuras
·
Revistas
·
Livros
·
Cola
·
Tesoura
·
Rótulos
·
Palestra
Avaliação:
A avaliação
será feita através da observação do professor sobre os aspectos sociais, emocionais
e cognitivos da criança baseando sua desenvoltura em todas as atividades
propostas.
Culminância:
Realização
de uma palestra com um profissional da área da saúde sobre higiene bucal realização de uma festa na Escola Municipal Pequeno
Príncipe com apresentações, barraquinhas, pescarias e etc
Professores:
ü Anizeth
ü Danyela
ü Maura
ü Jucilda
ü Sandra
EEB: Viviane
Dias Nogueira Gonçalves